cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing CPA Itinerante debate planejamento e avaliação na UAG/Ufape | Unidade Acadêmica de Serra Talhada
 

CPA Itinerante debate planejamento e avaliação na UAG/Ufape

Nos dias 4 e 5 de abril, a Comissão Própria de Avaliação da UFRPE (CPA) realizou a primeira edição da "CPA Itinerante" na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O encontro possibilitou importantes reflexões sobre a importância da avaliação para a UAG no contexto de seu planejamento e transformação em Ufape. A próxima edição do evento está prevista para ocorrer na Unidade Acadêmica de Serra Talha (UAST) em junho.

No primeiro dia do evento na UAG/Ufape, realizou-se uma reunião interna da CPA contando com a presença de representantes da comunidade UAG convidados. Dentre os assuntos discutidos, destacou-se a criação da CPA da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). A presidente da CPA, professora Isabel Oliveira, sublinhou a importância de a comunidade UAG/Ufape refletir sobre o perfil da composição dos membros e o papel que a futura CPA deverá desempenhar no processo de implantação da nova Universidade. 

No segundo dia, no período da manhã, o professor Airon Melo, diretor geral e acadêmico da UAG, presidiu a mesa de abertura do evento, com a presença do diretor administrativo, José Renato, da presidente da CPA, professora Isabel Oliveira, e dos membros da CPA UAG, o técnico Carlos Willian e a representante da sociedade civil, Samara Cavalcanti.

Após a solenidade oficial, a economista Manuela Medeiros, membro da CPA SEDE e gestora da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da PROPLAN, apresentou a comunicação "Planejamento e Avaliação no contexto da Ufape". A palestra destacou a importância do planejamento e seu impacto para o sucesso da UAG/Ufape, ressaltando, ainda, a sua estreita relação com a avaliação no que diz respeito ao alcance da missão, dos objetivos e da qualidade institucional.

Em seguida, a professora Isabel Oliveira apresentou os resultados da Autoavaliação Institucional 2018 (Políticas de Gestão e Infraestrutura) realizada pela comunidade UAG, destacando os cinco itens que apresentaram maiores e menores médias na avaliação. Como uma síntese da avaliação, foram apresentados à comunidade universitária local alguns dos aspectos que mais se aproximaram das potencialidades e fragilidades da Instituição ensejando, assim, uma oportuna discussão acerca do uso de tais números para subsidiar o planejamento da Ufape.

No período da tarde, foram realizadas duas atividades simultâneas. Para os coordenadores de curso de graduação, membros de Colegiados de Curso, professores e técnicos interessados, promoveu-se a oficina "Novo Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação: pensando a Instituição a partir do curso". Sob a condução do técnico em assuntos educacionais, Carlos Antônio Filho, a oficina oportunizou um saudável debate sobre a atual conjuntura da avaliação no âmbito da graduação e sua relação com o planejamento estratégico da Ufape.

Paralelamente à oficina, realizou-se uma "roda de diálogo" com estudantes da UAG/Ufape sob a coordenação de Gessé Rodrigues, graduando do curso de Bacharelado em Administração (SEDE) e representante discente da CPA da sede. A discussão objetivou estabelecer maior conscientização do papel dos estudantes na CPA, a participação de todo o corpo discente na resolução do questionário de autoavaliação 2019 e o debate de propostas que venham a contribuir para melhorar os resultados obtidos, considerando a realidade da Instituição.