CPA Itinerante debate planejamento e avaliação na UAG/Ufape

Nos dias 4 e 5 de abril, a Comissão Própria de Avaliação da UFRPE (CPA) realizou a primeira edição da "CPA Itinerante" na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O encontro possibilitou importantes reflexões sobre a importância da avaliação para a UAG no contexto de seu planejamento e transformação em Ufape. A próxima edição do evento está prevista para ocorrer na Unidade Acadêmica de Serra Talha (UAST) em junho.

No primeiro dia do evento na UAG/Ufape, realizou-se uma reunião interna da CPA contando com a presença de representantes da comunidade UAG convidados. Dentre os assuntos discutidos, destacou-se a criação da CPA da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). A presidente da CPA, professora Isabel Oliveira, sublinhou a importância de a comunidade UAG/Ufape refletir sobre o perfil da composição dos membros e o papel que a futura CPA deverá desempenhar no processo de implantação da nova Universidade.

No segundo dia, no período da manhã, o professor Airon Melo, diretor geral e acadêmico da UAG, presidiu a mesa de abertura do evento, com a presença do diretor administrativo, José Renato, da presidente da CPA, professora Isabel Oliveira, e dos membros da CPA UAG, o técnico Carlos Willian e a representante da sociedade civil, Samara Cavalcanti.

Após a solenidade oficial, a economista Manuela Medeiros, membro da CPA SEDE e gestora da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da PROPLAN, apresentou a comunicação "Planejamento e Avaliação no contexto da Ufape". A palestra destacou a importância do planejamento e seu impacto para o sucesso da UAG/Ufape, ressaltando, ainda, a sua estreita relação com a avaliação no que diz respeito ao alcance da missão, dos objetivos e da qualidade institucional.

Em seguida, a professora Isabel Oliveira apresentou os resultados da Autoavaliação Institucional 2018 (Políticas de Gestão e Infraestrutura) realizada pela comunidade UAG, destacando os cinco itens que apresentaram maiores e menores médias na avaliação. Como uma síntese da avaliação, foram apresentados à comunidade universitária local alguns dos aspectos que mais se aproximaram das potencialidades e fragilidades da Instituição ensejando, assim, uma oportuna discussão acerca do uso de tais números para subsidiar o planejamento da Ufape.

No período da tarde, foram realizadas duas atividades simultâneas. Para os coordenadores de curso de graduação, membros de Colegiados de Curso, professores e técnicos interessados, promoveu-se a oficina "Novo Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação: pensando a Instituição a partir do curso". Sob a condução do técnico em assuntos educacionais, Carlos Antônio Filho, a oficina oportunizou um saudável debate sobre a atual conjuntura da avaliação no âmbito da graduação e sua relação com o planejamento estratégico da Ufape.

Paralelamente à oficina, realizou-se uma "roda de diálogo" com estudantes da UAG/Ufape sob a coordenação de Gessé Rodrigues, graduando do curso de Bacharelado em Administração (SEDE) e representante discente da CPA da sede. A discussão objetivou estabelecer maior conscientização do papel dos estudantes na CPA, a participação de todo o corpo discente na resolução do questionário de autoavaliação 2019 e o debate de propostas que venham a contribuir para melhorar os resultados obtidos, considerando a realidade da Instituição.