ufrpe.br Seção de Gestão de Compras e Licitações – SGCL | Unidade Acadêmica de Serra Talhada
 

Seção de Gestão de Compras e Licitações – SGCL

Equipe

Danielle Menezes dos Santos Almeida

 

E-mail: compras.uast@ufrpe.br
Telefone: 87 3929-3187

Página atualizada em 26/07/2023

 

 

 

Da Seção de Gestão de Compras e Licitações 

A Seção de Gestão de Compras e Licitações – SGCL - tem como finalidade executar as tramitações legais necessárias para o planejamento, coordenação, supervisão, monitoramento, execução e acompanhamento dos processos de compras e licitações de materiais e serviços para a Unidade Acadêmica.

E orientar o usuário sobre os trâmites processuais de compras, receber as demandas de compras emitidas pelos setores da Unidade além de verificar sua conformidade com as políticas de compras e organização estratégica da UFRPE.

 

Da abertura de Processo de Aquisição de Materiais e Serviços

Para solicitar compra de material ou serviços, o Setor demandante, por meio de seu representante, deve seguir as orientações a seguir:

  1. Consultar o almoxarifado em relação à existência do material de que necessita;
  2. Juntar as demandas do setor/coordenações solicitante;
  3. Solicitar autorização Direção Acadêmica (pedido das coordenações) ou pela Direção Administrativa (pedido dos setores administrativos).

 

Formalização de Demanda

  1. Preencher o Documento de Formalização de Demanda – DFD;
  2. Realização das cotações de preços, no mínimo três, exceto em casos excepcionais, devendo realizá-las, preferencialmente, no Painel de Preços;
  3. Preencher o Mapa de Comparação de Preços.

Clique no Link abaixo para preenchimento do DFD:
Documento de Formalização de Demanda - DFD
As instruções para preenchimento do DFD estão em vermelho no próprio formulário.

 

Das cotações e Mapa de comparação de preços

É recomendável realizar as cotações e preencher o mapa de comparação de preços ao mesmo tempo, ou seja, salvar as cotações em PDF e inserir os dados da cotação (CATMAT, descrição, valor unitário e CNPJ) no mapa de preços.

Deve-se evitar discrepância de preços. O valor do maior não pode exceder 50% o valor do menor.

Também não podem constar, para o mesmo item, duas cotações do mesmo CNPJ.

 

Cotação

Primeiro consultar o CATMAT ou CATSER no link a seguir para verificar se o mesmo está ativo e escolher a melhor descrição.

Utilize o site Painel de Preços para realizar no mínimo uma cotação.

Sugestão:

  1. Filtrar licitações pelo código do material (CATMAT) ou serviço (CATSER) escolhido e;
  2. Período de compra. Do menor para o maior. Se possível, use dados de licitações com menos de 180 dias.

Caso o CÓDIGO escolhido não tenha nenhuma compra, escolher outro semelhante.

ATENÇÃO:

Na pesquisa de preços é preciso verificar o preço de mercado do objeto que se deseja adquirir.

Para isso sugerimos consultar preços praticados em sites especializados.

Levar em conta frete, tendo em vista que Serra Talhada é distante dos grandes centros e, por isso, pode aumentar o valor do objeto.

Isso com o objetivo de não utilizar preços defasados, ou divergentes do que ser quer, e assim, a licitação fracassar.

 

Outros Links Úteis 

Consulta de CNPJ de sites:

 

Legislação

https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao