Equipe
Danielle Menezes dos Santos Almeida
E-mail: compras.uast@ufrpe.br
Telefone: 87 3929-3187
Página atualizada em 26/07/2023
Da Seção de Gestão de Compras e Licitações
A Seção de Gestão de Compras e Licitações – SGCL - tem como finalidade executar as tramitações legais necessárias para o planejamento, coordenação, supervisão, monitoramento, execução e acompanhamento dos processos de compras e licitações de materiais e serviços para a Unidade Acadêmica.
E orientar o usuário sobre os trâmites processuais de compras, receber as demandas de compras emitidas pelos setores da Unidade além de verificar sua conformidade com as políticas de compras e organização estratégica da UFRPE.
Da abertura de Processo de Aquisição de Materiais e Serviços
Para solicitar compra de material ou serviços, o Setor demandante, por meio de seu representante, deve seguir as orientações a seguir:
- Consultar o almoxarifado em relação à existência do material de que necessita;
- Juntar as demandas do setor/coordenações solicitante;
- Solicitar autorização Direção Acadêmica (pedido das coordenações) ou pela Direção Administrativa (pedido dos setores administrativos).
Formalização de Demanda
- Preencher o Documento de Formalização de Demanda – DFD;
- Realização das cotações de preços, no mínimo três, exceto em casos excepcionais, devendo realizá-las, preferencialmente, no Painel de Preços;
- Preencher o Mapa de Comparação de Preços.
Clique no Link abaixo para preenchimento do DFD:
Documento de Formalização de Demanda - DFD
As instruções para preenchimento do DFD estão em vermelho no próprio formulário.
Das cotações e Mapa de comparação de preços
É recomendável realizar as cotações e preencher o mapa de comparação de preços ao mesmo tempo, ou seja, salvar as cotações em PDF e inserir os dados da cotação (CATMAT, descrição, valor unitário e CNPJ) no mapa de preços.
Deve-se evitar discrepância de preços. O valor do maior não pode exceder 50% o valor do menor.
Também não podem constar, para o mesmo item, duas cotações do mesmo CNPJ.
Cotação
Primeiro consultar o CATMAT ou CATSER no link a seguir para verificar se o mesmo está ativo e escolher a melhor descrição.
Utilize o site Painel de Preços para realizar no mínimo uma cotação.
Sugestão:
- Filtrar licitações pelo código do material (CATMAT) ou serviço (CATSER) escolhido e;
- Período de compra. Do menor para o maior. Se possível, use dados de licitações com menos de 180 dias.
Caso o CÓDIGO escolhido não tenha nenhuma compra, escolher outro semelhante.
- https://paineldeprecos.planejamento.gov.br/
- Mapa de Comparação de Preços MODELO SGCL-UAST (hiperlink do mapa de preço em anexo)
ATENÇÃO: |
Na pesquisa de preços é preciso verificar o preço de mercado do objeto que se deseja adquirir. Para isso sugerimos consultar preços praticados em sites especializados. Levar em conta frete, tendo em vista que Serra Talhada é distante dos grandes centros e, por isso, pode aumentar o valor do objeto. Isso com o objetivo de não utilizar preços defasados, ou divergentes do que ser quer, e assim, a licitação fracassar. |
Outros Links Úteis
Consulta de CNPJ de sites:
- https://registro.br/2/whois
- Para consultar o CNPJ da empresa utilize o seguinte modelo: www.casasbahia.com.br
Legislação
https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao